Boas vindas ao sítio da Delegação Permanente de Portugal junto da OCDE.

A plena participação de Portugal na OCDE traz consigo importantes vantagens para os interesses nacionais, que a Delegação Permanente tem por missão representar e defender.

A arquitectura orgânica da OCDE compreende um conjunto extenso de estruturas (Comités e Grupos de Trabalho) nas quais participam, na qualidade de delegados, representantes dos vários departamentos governamentais, aos mais diversos níveis. Cabe à Delegação Permanente promover uma abordagem de conjunto, coerente e coordenada.

Compete-lhe ainda acompanhar de perto o trabalho desenvolvido nas diferentes instâncias e, em particular, promover uma ligação permanente entre o Secretariado da OCDE e as autoridades nacionais. Assume por isso um papel especial na disseminação eficaz da produção técnica de elevada qualidade proveniente do labor da Organização. Em paralelo, está em condições de providenciar análise e parecer com base na investigação produzida na OCDE.

A OCDE desempenha um papel de incontornável relevância na economia mundial. Dela se espera que nas áreas da sua competência contribua activamente para a abordagem dos desafios com que as sociedades se defrontam. A OCDE é mais do que um think tank internacional. O seu dinamismo deverá permanecer ao serviço das melhores práticas, assente no seu método de trabalho de análise dos dados e de aprendizagem pelos pares.

Esperamos que esta página lhe seja útil. Não hesite em contactar-nos no caso de necessitar de alguma informação adicional.